sexta-feira, 14 de junho de 2013


AVEIA e Aterosclerose

Segundo Drs. Guyton & Hall, pág.736 e 737( Tratado de Fisiologia Médica) “A aterosclerose é uma doença das artérias de grande calibre e de calibre intermediário, caracterizada pelo desenvolvimento de lesões gordurosas, denominadas placas ateromatosas, na superfície interna das paredes arteriais.Estas placas  começam a surgir em conseqüência da deposição de diminutos cristais de colesterol na íntima e no músculo subjacente”.
 Com o passar do tempo esses cristais crescem e podem ficar tão grandes que se transformam em placas que podem fechar a maior parte do lúmem da artéria, reduzindo drasticamente o fluxo sanguíneo e,ou, até causando completo fechamento do vaso.

Prevenção da aterosclerose

Seguir uma dieta com baixo teor de gordura, principalmente gordura insaturada com baixo teor de colesterol.

Vários tipos de terapia farmacológica são muito válidas e seu médico deverá ser consultado para isso.

  Vale lembrar que segundo os Doutores acima, estudados nas melhores faculdades de medicina, “a simples ingestão de farelo de aveia, que se liga aos ácidos biliares e faz parte de muitos cereais ingeridos no desjejum, aumenta a proporção de colesterol hepático envolvido na formação de novos ácidos biliares, em lugar de formar novas lipoproteínas de baixa densidade e placas aterogênicas.”

 LDL- o mau colesterol. Uma lipoproteína de baixa densidade, que é responsável pelo depósito de gordura nas paredes das artérias.

 

HDL- o bom colesterol. Lipoproteína de alta densidade, que ajuda a retirar a gordura das paredes das artérias.

 

VLDL-  é o encarregado de transportar triglicérides produzidos no fígado para os tecidos. Produzido em demasia é mau como o LDL. Quanto mais carboidratos refinados consumirmos mais triglicerídeos produzimos.

A Aveia é rica em vitaminas do complexo B, vitamina E, fibras e ácido linoleico.

- pode controlar o colesterol, ajudando a diminuir o colesterol ruim, o LDL;
- retira toxinas do sangue,                  - regula os intestinos,

- as suas fibras ajudam as artérias a relaxarem e com isso ajudam a equilibrar a pressão arterial,              - equilibra o açúcar sanguíneo;

A aveia contém uma substancia viscosa, o betaglucano, que reduz os níveis de colesterol em um terço, bem como os açúcares e gorduras do sangue.

 Segundo Margareth Hills, nos Estados Unidos o mingau de aveia está sendo recomendado para tratamento e prevenção do diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. 
É importante consumirmos cereais integrais variados, centeio, trigo, milho, Quínua, cevada e arroz. Cada variedade tem sua gama de macro e micro nutrientes...

 

 

MINGAU DE AVEIA
 1 xícara de aveia,
 1 pitada de sal,
Açúcar mascavo à gosto,
1,5 xícara de leite,
 1,5 xícara de água,
2 bananas amassadas.

MODO DE FAZER:  Ferver tudo junto até engrossar, menos as bananas, que devem ser acrescentadas ao desligar o fogo. Ingere-se com canela em pó, que é rica em nutrientes também. Opcional= use maçãs raladas ou só picadinhas  em vez das bananas, ou, as duas juntas.

 

ASSADO DELÍCIA DE AVEIA

3 copos de Aveia em flocos grossa;
3 copos de Água;
   1 à 3 cebolas médias em picadinhas
Alho picado e Tempero verde à gosto;
Sal, um pouco de Óleo;
3 xícaras de galinha desfiada (opcional)

MODO DE FAZER: Doure a Cebola e o Alho em um pouco de óleo. Em outra panela, doure a seco os flocos de Aveia.

Junte os conteúdos das duas panelas, acrescente a água, refogue até engrossar um pouco. Tire do fogo, acrescente o tempero verde, o sal e a galinha.

Asse em uma fôrma untada por ½ hora em forno médio. Deve ficar dourado por cima e úmido por dentro.  

OPÇÃO: Acrescentar talos de beterraba ou cenoura ralada ou couve picadinha, ou brócolis, milho , caruru, talos de couve flor ou suas folhas e talos, etc.

 

Nenhum comentário: